ADEQUAÇÃO NR-12

A NR 12 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 8 de junho de 1978 compondo um pacote de 28 normas reguladoras no total. Ela é uma das mais importantes e extensas NR’s e passou por uma revisão significativa em 2010. Recentemente, em 2019, a NR-12 passou por uma nova atualização, que viabilizou a otimização da aplicação de alguns critérios.

 

A assessoria em NR 12 oferecida pela Apoena Engenharia tem como premissa o alcance do equilíbrio entre segurança, produtividade e investimento na regulamentação do seu negócio. Nosso histórico com mais de 2,5 mil equipamentos avaliados é resultado de uma metodologia estratégica, que facilita a compreensão e a aplicação desta norma em seu negócio, com a expertise de uma equipe de profissionais especializada em diferentes áreas como segurança do trabalho, mecânica, elétrica, eletrônica e automação.

Aceita e reconhecida pelos organismos fiscalizadores, esta metodologia desenvolvida pela Apoena Engenharia possui um trabalho minucioso de pesquisa e análise para a gestão do seu negócio como: descrição da não conformidade, recomendação para correção, graduação de riscos, além de outras informações importantes, que vão embasar a melhor tomada de ação para a segurança do seu negócio.

Mas quais são os passos para a adequação à NR-12?

A NR 12 regulamenta a segurança em máquinas e equipamentos em praticamente todos os segmentos de mercado. Se interpretada ou aplicada de forma incorreta as consequências vão desde a potencialização dos riscos aos trabalhadores e ao negócio como um todo, além dos gastos desnecessários com uma readequação.

O processo de regulamentação envolve alguns passos como: inventário, pré-projeto, detalhamento do pré-projeto, implantação, elaboração do Laudo de Conformidade, elaboração de Manual de Segurança e Treinamento.

O inventário de máquinas e equipamentos é o primeiro passo para coleta de informações como, o tipo de máquina e equipamento que será regularizado, suas características e capacidade. Também faz parte desta etapa a avaliação da  localização em planta baixa e, o mais importante, o levantamento e análise individual dos riscos e suas respectivas graduações de cada equipamento.

Com estas informações é possível gerenciar todos os próximos passos para implantação da NR12. Vale lembrar que este processo e a produção da documentação deve ser elaborada e acompanhada por um profissional qualificado, legalmente habilitado, para evitar anulação ou refação do mesmo posteriormente.

O próximo passo também é de extrema importância. Para que a NR-12 seja aplicada de forma correta e completa, a etapa do pré-projeto é fundamental. É nela que é diagnosticada e definida como será a regularização da máquina/equipamento. Podemos dizer que esta fase é feita a quatro mãos, pois unimos a nossa experiência na aplicação da NR12, com a experiência e vivência do cliente, bem como suas necessidades e metas de negócio. Isso viabiliza a elaboração de um projeto mais coeso e seguro, um plano real para o seu negócio. 

O terceiro passo é o detalhamento do pré-projeto, onde é definido o Projeto de Regularização Final, já adequado às necessidades do cliente, atendendo a toda legislação aplicável.

O quarto passo é a execução efetiva do Projeto de Regularização, que denominamos  como Implementação NR12. Nesta fase o cliente possui algumas opções de contratação de serviços, mas ‘Implementação Turn Key’ é a mais usual entre os nossos clientes por ser a mais completa e prática. Nela, a Apoena Engenharia cuida de todas as fases seguintes após o pré-projeto, como o fornecimento de equipamentos de segurança, adequação de painéis elétricos, confecção e instalação de proteções mecânicas e demais etapas necessárias para implementação completa da NR12.

As outras opções consistem em diversas combinações de serviços nos quais a Apoena Engenharia, após realizar o inventário e pré-projeto, executa algumas partes e o cliente absorve outras, como instalação de equipamentos, por exemplo.

O penúltimo passo é a elaboração do Laudo de Instalação e Conformidade, documento que dará a segurança para o cliente frente aos organismos fiscalizadores. Um Laudo de Instalação e Conformidade deve ser acompanhado por sua respectiva ART – Atestado de Responsabilidade Técnica-, emitido e assinado por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, regularmente cadastrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Este laudo deve unir minimamente a conformidade do projeto com as normas aplicáveis, conformidade dos equipamentos instalados com o projeto e a conformidade dos equipamentos instalados com a categoria de segurança do equipamento.

E por fim, a Elaboração de Manual e Treinamento é a última etapa após a implementação da NR12 e da elaboração do laudo de conformidade. A Apoena Engenharia executa a assessoria para atualização ou elaboração completa dos manuais e procedimentos de trabalhos/ segurança, além de elaborar e aplicar treinamento para os colaboradores.

Essa é a forma como a Apoena soluciona a prestação de serviço para nossos clientes. Agende uma reunião para mais informações.

Davis Ferreira

Davis Ferreira

Davis Ferreira

Fundador da Apoena Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *