NR-12 Norma Regulamentadora

o que é nr 12

A NR 12 regulamenta a segurança em máquinas e equipamentos, em praticamente todos os segmentos de mercado. Se trata de uma norma que se interpretada e aplicada de forma incorreta pode gerar gastos desnecessários e ainda pior gerar a falsa sensação de segurança que acarreta na potencialização da exposição ao risco.

inventário de máquinas e equipamentos é o primeiro passo para coleta de informações como, tipo de máquina e equipamento, capacidade, sistemas de segurança existentes ou não, localização em planta baixa, e o mais importante os riscos existentes e a graduação destes riscos, desta forma teremos informações para gerenciar todos os próximos passos para implantação da NR12, também é muito importante citar que esta documentação deve ser elaborada por profissional qualificado, legalmente habilitado, pois se o primeiro passo for dado errado, muito provavelmente todos os demais irão ser dados errados.

Como nós trabalhamos?

A assessoria em NR 12 oferecida pela Apoena Engenharia facilita a sua compreensão  e aplicação. Temos um histórico de mais de 2,5 mil equipamentos avaliados, utilizando uma metodologia aceita e reconhecida pelos organismos fiscalizadores, trazendo informações suficientes e direcionadas para sua gestão como, a descrição da não conformidade, a recomendação para sua correção, a graduação do risco, dentre outras informações importantes para sua tomada de ação.

 

O próximo passo também é de extrema importância que sua execução ocorra de forma correta na primeira vez, pois o Pré-Projeto é o momento que definimos como será feita a regularização da máquina/ equipamento, buscando a maior proteção ao usuário da máquina/ equipamento, com menor investimento possível e causando o menor impacto a produtividade. Portanto dissemos que esta fase é feita a quatro mãos onde trazemos toda nossa experiência na aplicação da NR12 e o cliente também traz toda sua experiência e vivência na utilização da máquina/ equipamento em questão, desta forma objetivamos um projeto adequado as necessidades do cliente. Pois nem Apoena Engenharia, nem seu Cliente, como diz o provérbio japonês querem esforços desperdiçados.

 

ADEQUAÇÃO NR12

O terceiro passo é o detalhamento do Pré-Projeto, onde definimos como Projeto de Regularização Final, já adequado às necessidades do cliente, atendendo a toda legislação aplicável. Feito através da nossa equipe de profissionais nas diversas áreas de conhecimento, como segurança do trabalho, mecânica, elétrica, eletrônica, automação dentre outras.

O quarto passo é a execução efetiva do projeto de regularização, que denominamos Implementação NR12, nesta fase o Cliente tem algumas opções, a primeira opção e a mais usual denominamos de “implementação turn key” onde após a finalização do projeto, todas as fases seguintes são de responsabilidade da Apoena Engenharia, como fornecimentos de equipamentos de segurança, adequação de painéis elétricos, confecção e instalações de proteções mecânicas, e demais etapas necessárias para implementação completa da NR12, desta forma o Cliente fica mais tranquilo em relação a implementação e tem a garantia de uma implementação completa e sem surpresas. As outras opções são todas combinações possíveis onde a Apoena Engenharia executa algumas partes e o Cliente opta por executar internamente outras partes, como por exemplo, a Apoena Engenharia fornece os equipamentos de segurança e proteções mecânicas e o Cliente faz a instalação. Em resumo a Apoena Engenharia se adequa as possibilidades e necessidades do Cliente nesta e nas demais etapas para o atendimento da NR12.

O penúltimo passo é elaboração do Laudo de Instalação e Conformidade, além desta etapa ser uma segurança para o cliente quanto ao trabalho realizado e sua conformidade com a norma, ele também tem a função de evidenciar se necessária a conformidade da máquina/ equipamento para os organismos fiscalizadores. Um Laudo de Instalação e Conformidade deve ser acompanhando por sua respectiva ART – Atestado de Responsabilidade Técnica, emitido por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, regularmente cadastrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Este laudo deve unir minimamente a conformidade do projeto com as normas aplicáveis, conformidade dos equipamentos instalados com o projeto e a conformidade dos equipamentos instalados com a categoria de segurança do equipamento.

 

E por fim a última etapa Elaboração de Manual e Treinamento, após a implementação da NR12 e a elaboração do laudo de conformidade, a Apoena Engenharia executa a assessoria para atualização ou elaboração completa dos manuais e procedimentos de trabalhos/ segurança, também treinando seus colaboradores para aplicação dos manuais de segurança e procedimentos.

 

Essa é a forma como a Apoena soluciona a prestação de serviço para nossos clientes. Agende uma reunião para mais informações.

Davis Ferreira

Davis Ferreira

Davis Ferreira

Fundador da Apoena Engenharia

Podemos te ajudar?

11 2690-7848

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *